top of page

Melasma: causas e tratamento

  • Dra Fabiola Bordin
  • 28 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura

Sou dermatologista e tenho melasma.

Ele pode não estar perceptível nos meus vídeos e fotos. Mas todas as manhãs que acordo e olho para o espelho: ele está lá.

Quando a primeira mancha ficou aparente na região da bochecha não acreditei. Já estudava muito sobre o assunto e tratava muitos pacientes com melasma, não acreditava que isso estava acontecendo comigo. No ano de 2009 eu tratei 347 pacientes de melasma com laser Spectra  em 6 meses. Fora todos os outros pacientes que não tinham indicação de fazer o procedimento naquele momento. O volume grande destes pacientes fazia eu ter que estudar muito para estar atualizada nos tratamentos.

Mas quando vi minha primeira mancha, o interesse pelo assunto tornou-se pessoal também.

Melasma é uma alteração inflamatória da pele em que uma das características é o aumento do pigmento, mas também ocorre aumento dos vasos e maior envelhecimento da pele no local. A origem provavelmente é genética e do excesso de sol que pegamos no passado e possui vários gatinhos de piora. Uma doença crônica de altos e baixos.

O que eu desejo no tratamento dos meus pacientes é o mesmo que desejo para mim: manchas poucos visíveis e menores.

Veja o vídeo abaixo em que falo um pouco sobre este assunto. Você também pode acessar meu Instagram e ver o destaque sobre melasma que atualizo constantemente sobre as últimas novidades.



Comentários


bottom of page